Ele é o resultado do cruzamento entre o Leopardo Asiático, um animal selvagem, e gatos domésticos, o que significa que houve cruzamento entre duas espécies diferentes para que ele surgisse, sendo assim um animal híbrido. Seu nome deriva do nome científico do “pai selvagem”, o Leopardo Asiático, que seria o Felis bengalensis ou Prionailurus bengalensis.
É uma raça bem recente, sendo que o primeiro Bengal nasceu em 1963, criado por Jean Sugden Mill. Seu nome era Kin Kin, porém a raça só foi reconhecida em 1985 pela Federação Internacional Felina. A criação desta fantástica raça começou a obter notoriedade a partir dos anos 2000, quando a reprodução desses animais começou a ganhar força nos Estados Unidos.
A ideia central da criação desta raça era exatamente manter os traços e aparência dos leopardos selvagens, e ao mesmo tempo, trazer dos gatos domésticos o temperamento dócil e afetuoso. A exuberante pelagem do Bengal faz com que ele se sobressaia na multidão. As marcações de padrão spotted também variam de cor, indo do negro e marrom escuro ao caramelo bem claro.
Algumas linhagens de bengal herdaram ainda impressionantes rosetas formadas por mais de uma cor, tendo geralmente uma cor secundária mais clara delineada por um ou dois tons mais escuros.